17/02/2017

As Mães de hoje...

A minha Mãe mal lê o meu blog.

Diz que, por não ser adepta das novas tecnologias não o faz de forma diária e que o lê quando calha ou quando se lembra, e que depois lê todos os posts de uma só vez. 

Às vezes pergunto-lhe o que acha, encolhe os ombros, não comenta, quase que arrisco a dizer que não acha piadinha nenhuma ao blog nem ao que escrevo.

O pouco que comenta, diz não concordar com esta nova forma de encarar a maternidade, que as Mães de hoje são complicadas, são picuinhas, são estupidamente competitivas entre si.

E pergunto-lhe como era ser Mãe na altura em que foi, aparentemente, no passado, as Mães cobravam-se menos, eram, talvez, menos complicadas, não havia qualquer tipo de competição entre si, e que eu não posso falar muito porque eu não sei o que é lavar fraldas à mão, além disso as Mães de hoje, têm acesso a mais informação e até têm a vida bem mais facilitada porque antes não existiam fraldas descartáveis ou papinhas prontas.

É verdade que temos mais informação, é verdade que existem papinhas prontas e também é verdade que existem fraldas descartáveis.

Mas eu sou uma Mãe de hoje e para compensar, nos dias de hoje temos uma pressão sobre as múltiplas facetas da identidade feminina e quase que arrisco a dizer que o que nos rodeia agora é muito mais complexo, as Mães de hoje que são como que “esmagadas”, têm que dar conta dos filhos, do marido, da casa e ainda ser bem sucedidas no trabalho, as Mães de hoje que têm que trabalhar porque lhes é cobrada a obrigatoriedade da contribuição financeira na casa e por outro lado, algumas são acusadas de abandonar a família em busca de uma carreira, as Mães de hoje sujeitas a muitas cobranças, diversas funções simultâneas, sejam elas entre trabalhos domésticos, vida profissional, vida familiar, o marido, os filhos e os amigos, as Mães de hoje que vivem neste conflito, as Mães de hoje a quem são cobrados padrões estéticos, socias e até sexuais, as Mães  de hoje que desejam ser uma mistura de Barbie, Mãe do Ruca e Profissional de sucesso, uma verdadeira façanha quase impossível de  acontecer, as Mães de hoje que vivem na/e com culpa, culpa essa que as faz cometer erros em relação à educação dos filhos, as Mães  de hoje que são autenticas Mãelabaristas para conseguirem atender a todas as exigências do dia a dia, as Mães  de hoje que se esquecem de ouvir a elas próprias, as Mães de hoje que querem chegar a todo o lado e que se recusam a aceitar as suas limitações.

É verdade Mãe, nunca lavei fraldas à mão!

♥️♥️♥️♥️

2 comentários:

  1. É verdade Vanessa, assino por baixo, somos/temos de ser umas verdadeiras mãelabaristas!!! Um beijinho e, mais uma vez, parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)
      Obrigada Patrícia.
      Ainda hoje pensei em si.
      Temos que os conseguir juntar para o Amarelo :-)
      Um grande bj

      Eliminar