13/01/2018

Às vezes é difícil...


Esta foi uma semana particularmente difícil.

Mente quem diz que a maternidade em tudo é maravilhosa. 

Esta semana confessava a duas amigas algo que pensava mas que jamais tinha partilhado, nunca tinha contado a ninguém que quando me imaginava Mãe só me conseguia ver com um bebé nos braços, no limite a ajudar a dar os primeiros passos e nunca me imaginava e pensava mais além, não me imaginava e pensava na fase em que esse bebé ganha vontade própria total. 

Na verdade não estava, acho que não estou, mas talvez no fundo ninguém esteja, preparada para isto de educar alguém para a vida, isto de gerir e moldar uma personalidade que já nasce connosco e já tem forma de estar e pensar própria.

Ninguém nunca me contou o quando isto de ajudar a crescer, de educar e formar alguém é difícil, desafiante, exaustivo, complexo, desesperante, injusto, duro e que por vezes me faz chorar e pensar se estou a fazer como deve ser feito, se estou a ir pelo caminho certo. 

E não me digam que é só uma fase, que tudo compensa, que vai passar, que vai melhorar, que vai chegar a altura em que tudo é mais fácil, que eles são maravilhosos, que são o melhor do mundo, porque isso, isso, eu já sei!

♥️♥️♥️♥️

4 comentários:

  1. "Mente quem diz que a maternidade em tudo é maravilhosa." Verdade, não mencionam os vômitos todos os dias durante meses, as más disposições...e para o fim da gradivez contam as histórias mais bizarras, as histórias de perda de filhos, complicações... enfim tudo o que uma grávida precisa de saber??? Só que não... ja estamos suficientemente assustadas com o facto de irmos dar a luz um filho e não sabermos se é normal ou de cesariana...por isso não precisamos de saber os problemas que possam surgir.
    "Na verdade não estava, acho que não estou, mas talvez no fundo ninguém esteja, preparada para isto de educar alguém para a vida" verdade verdadinha, eles não têm instruções...isso faz-nos crescer como mulheres e como mães muitas vezes penso que se fosse com a minha mãe como é que ela reagia? O que faria? Temos sempre na nossa vida alguém que ja passou pelo mesmo, que nos inspira...ainda hoje me assusta o amanhã...mas é a vida... tal como um bebe a iniciar a sua caminhada...um passo de cada vez
    Beijinhos Elsa Santos

    ResponderEliminar
  2. As suas palavras podiam ser as minhas. Muitas vezes a frustração apodera-se de mim...questiono se estou a fazer o correto, se estou a ser muito dura ou muito benevolente. Choro muitas vezes não minto. Mas cada vez mais tento viver um dia de cada vez sem pensar que para a semana, para o próximo mês poderá ainda ser pior.
    Beijinho e muita força para todas nós mães.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ter a minha filha nos braços ainda, acredito piamente que educar, formar crianças é um processo complexo e que tal como os nossos pais vamos errar, falhar redondamente muitas vezes, mais do que queríamos, e vamos acertar outras, e vamos chorar e rir e sofrer, sempre. Todos os dias, desde o dia que nascem - penso eu! Mas tenho a convicção de que sendo nós seres formados e bem educados, tentaremos sempre dar o melhor de nós a eles, tentando não nos culparmos por falhar. Mas tenho a certeza que vou falhar e que cada fase do crescimento terá a sua complexidade. Não é assim a criação dos seres humanos?! Melhores dias virão...é isso! eu acredito nisso! Beijinhos. Ah! Estás a fazer um excelente trabalho com toda a certeza ;-)

    ResponderEliminar