07/02/2017

Para ti MÃE de 1ª viagem!

Querida Mãe de 1ª viagem,

Ainda me lembro quando estava no teu lugar, dos medos, dos receios, das dúvidas, dos “ses ”...

Sim, tal como tu, também tinha essa necessidade de saber todas as estatísticas e explicações para o valor de cada exame e cada análise, mas acredita, basta saberes que está tudo a correr bem, confiar no Médico que te acompanha e deixar para ti assuntos como, a decoração do quarto e guardares a Médica e Enfermeira que há em ti para quando o bebé nascer.

Vive a tua gravidez com serenidade, longe de perguntas, de medos e do Dr. Google.

Controla essa tendência de querer planear tudo, o dia em que o bebé vai nascer, o tipo de parto, a amamentação em exclusivo, não te preocupes com isso do desconhecido, há coisas que só sabemos depois de acontecerem, deixa os dias acontecerem, um a seguir ao outro, um de cada vez.

Vais ter medo, da dor, do parto, da amamentação, das noites mal dormidas, da exaustão e da responsabilidade de ter de cuidar de alguém 24h por dia para o resto da tua vida.

E quando um dia deres por ti, atrás de uma porta de casa de banho a chorar, e sem saber porquê, não fiques preocupada, acredites ou não, faz parte e é normal. Aos poucos, as coisas vão entrando nos eixos, começas a criar a tua/vossa rotina, vais conseguir tirar o pijama, tomar banho, dormir 3 horas seguidas, e responder a perguntas básicas como: Como é que te chamas?

Não acredites que vais ter dificuldades para cuidar do teu bebé ou para manter a tua sanidade no turbilhão que é (sim não é mito, é mesmo!) ter um bebé em casa, pois existe uma coisa chamada instinto que nunca te vai falhar e que se vai manifestar em TODOS os momentos que precisares.

Também vais morder a língua, todas nós mordemos em algum momento, mas também está tudo bem, até porque não te podes nem te deves cobrar nunca, assim como não deves ler tudo o que existe, nem absorver tudo o que ouves sob pena de enlouqueceres com tanta opinião, conceitos e valores que tantas vezes nem vestem a tua pele, mas como a vizinha fez também vou fazer. 

Não vais nada! 

Tenha a certeza que tu vais construir a tua própria maneira de levar a maternidade e acredita, que será única, pessoal e intransmissível.

Ah sim, claro que vais andar cansada, aliás, esgotada é o termo mais apropriado, e se deres por ti a perguntar-te: “O que eu fui fazer da minha vida?” também é normal. 

Vais conseguir superar os dias difíceis, e saborear os bons, até porque, quando aquele gordo mais querido cor de rosa solta um gemido e encosta a sua mão minúscula de pele macia e cheirosa na tua pele, o teu mundo vai parar e vais esquecer tudo ali, naquele momento.

O tal amor arrebatador incondicional encantador total absoluto e integro que tudo explica é o único sentido de toda esta experiência.

E lembra-te as horas podem parecer muito longas, os dias podem parecer muito tempo, mas confia em mim quando eu digo, os anos são curtos e é mesmo, mas mesmo verdade, que passa e crescem num instante. 

Boa viagem!

Vais ser capaz ♥️ 

♥️♥️♥️♥️

2 comentários:

  1. Senti, sinto e sentirei por mais algum tempo tudo isto...de facto so sendo Mãe! Que palavras boas!Basta segui-las à risca!!! Pudesse eu ter lido palavras destas mais vezes e teria sido um bocadinho mais facil! Mais uma vez obrigada por cada palavra em privado! Em cada uma senti carinho, força e acima de tudo uma confiança que eu nao tinha! Eu fui capaz afinal e é tão bom ser Mãe! ;) beijinho
    Sara Varejão Silva

    ResponderEliminar