24/03/2014

Dos Diabetes Gestacionais


Hoje foi dia de sair de casa…Para ir ao Hospital!

Não foi consulta para ver do baby mas sim para ver da grávida.

Hoje tive consulta de controlo dos diabetes, as análises da glicose feitas às 25 semanas, acusaram diabetes gestacionais o que muito provavelmente se atribui a toda esta inércia.

Quem me conhece bem sabe o quanto isto é GRAVE, não puder comer o que quero e à hora que quero é um sofrimento. Sou pequena, magra mas no que toca a comer sou altíssima e roliça, ADORO comer, e nesta altura então tenho “umas fomes” incontroláveis e receber esta notícia foi quase motivo de choro.

Mais uma vez voltei a ficar meia perdida com falta de informação, tenho imensas amigas com filhos, muitas com dois algumas com três e só uma delas é que teve diabetes gestacionais, e foi há anooooooooos.
Ainda andávamos na faculdade quando a X. engravidou e o nível de consciência era muito diferente do que é agora, a X. era daquelas grávidas diabéticas que amuava quando o L. fervorosamente discutia com ela porque queria ir beber uma mini e comer um pratinho de caracóis, quando se tinha lambuzado na praia, não com uma, não com duas mas três bolas de Berlim. Mas atenção, o M. nasceu lindo e maravilhoso e, apesar da referida "inconsciência" recorri a ela e à experiência dela com a diabetes.

Fiz uma pesquisa exaustiva sobre o que era a diabetes gestacional e sobre o que poderia ou não comer, e relativamente ao que uma grávida com diabetes gestacional pode ou não comer a informação é escassa, acabei por perceber que cada grávida é uma grávida e o que eu posso ou não comer poderá não se aplicar a outra grávida na mesma situação.

Cada organismo é um organismo, pelo que, na minha opinião, no caso da diabetes gestacional nunca devemos seguir a dieta que a A, B ou C fizeram, a dieta deve ser adaptada a cada grávida, mediante os seus valores de glicose, organismos e gostos alimentares. Não acreditem que aquilo que resultou com uma amiga  grávida possa resultar convosco. 

Não se passa fome ao contrário do que pensava, confesso que não fico saciada conforme gostaria, mas fome não passo, assim como já percebi como é que a coisa funciona e de vez em quando dá para fazer uns disparates, no decorrer da dieta comi um pastel de nata e duas fatias de pizza e consegui manter os valores, vá lá.... aceitáveis J

Mesmo assim, continuo à procura de novos alimentos e pratos que possa adaptar à minha dieta de forma a não ficar saturada da dieta imposta.

Este é, desde há quase duas semanas o meu novo apêndice, 4 picadas diárias, ai…………odeio agulhas!!!!!





Até ver está a correr bem, tenho conseguido regra geral manter os limites impostos pela médica e hoje a palavra de ordem foi: Pode aumentar um bocadinho as quantidades dos alimentos – isto é música para os meus ouvidos J e se tudo correr bem só volto a esta consulta daqui a 5 semanas.

Agora é esperar para ver qual vai ser a próxima maleita, sempre que vou ao hospital venho doente, a última vez foi praticamente uma semana sem conseguir falar, diz o A. que foi uma semana Santa!!!!!!








4 comentários:

  1. Querida amiga,
    Mais uma etapa a ultrapassar...
    Um beijinho muito grande,
    FF

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Se eu bem me lembro dessas "fomes" de bolas de Berlim da X. nesse Verão! :)
    E chocolate para diabéticos?! É óptimo!!!
    Vou pedir uma entrega expecial no cabide da M. ;)
    Beijos
    Rita

    ResponderEliminar
  3. ....Especial e não "Expecial" queria eu dizer!!! lollol

    ResponderEliminar
  4. eu tive diabetes gestacionais desta segunda gravidez, desde o inicio mesmo e consegui controlar com a alimentação e com a ajuda da minha nutricionista...e nunca passei fome e não engordei nada e no final valeu apena pois o bebe nasceu bem e eu fikei sem diebetes,beijinho e força

    ResponderEliminar