04/08/2014

A 1ª vez que lhe escrevi

Quando soubemos que eras um rapaz 

Antes de existir o blogue eu já lhe escrevia um género de diário, hoje em arrumações encontrei as primeiras palavras que lhe escrevi, o começo de tudo. 

Mal sabia eu o que me esperava, o que ainda tinha pela frente! 

Lisboa, 15 de Janeiro de 2014

Querido Vicente,

Andava já há algum tempo a pensar em escrever-te, agora tenho muitoooooooooo tempo, também o quis fazer para a tua irmã, mas este é sem dúvida um dos meus maiores defeitos, ter ideias e não as por em practica, minha querida Madalena, desculpa não ter cumprido contigo!

Hoje é o 36º dia de uma longa caminhada que juntos temos pela frente, vou-te contar:

Dia 16 de Outubro de 2013, descobrimos que vinhas a caminho, confesso que fiquei muito assustada, eu e o papá, andámos uns dias meios perdidos, até que chegamos à conclusão que tu eras o elemento que faltava para completar a nossa família, pobres mas felizes como eu dizia J

Foste um bebé muito desejado, não estavas nos planos para já mas queríamos muito ter-te nas nossas vidas, adoro estar grávida, adoro esta possibilidade de ter-te só para mim e levar-te para onde quiser, mas a tua gravidez não está a ser fácil, tudo correu normalmente até dia 11 de Dezembro, nesse dia ao chegar de Vila Nova de Gaia de um julgamento, tive uma perda de sangue, fiquei muito assustada, a médica observa e diz que aparentemente era um pequenino descolamento que exigia apenas uma semana de repouso absoluto e que tu estavas bem. 

Foi uma semana MUITO difícil para mim, estava sozinha com a mana, o pai em Angola, a Avó N. tinha a cadela Matilde muito doente, o que me obrigou a ter que deixar a mana com a Avó L., nunca tinha dormido sem a tua irmã, e nunca teria acontecido se não fosse esta situação, estar longe dela custa-me muito, não suportei estar sem ela, a casa estava mais vazia do que nunca.

Tentei ter uma semana calma, mas dia 17 de Dezembro, tudo volta a mudar, mais uma perda, mas desta vez, muito grande, enorme mesmo, pensei o pior, aliás já estava mentalizada para o pior, fui o caminho todo a dizer ao Avô J. que nunca mais ia engravidar, ele manteve-se todo o caminho em silêncio, pensava o pior e não tinha coragem de dizer, o sangue que estava no estofo do carro falava por si, a médica só de ver a minha roupa tinha escrito na testa, abortaste de certeza, deita-me de forma a que eu não consiga ver o que se passa no ecran enquanto faz a ecografia, a muito medo diz-me: o bebé está vivo! Foi uma felicidade, ver-te feliz e contente e nada contigo J

Tive que ficar internada, o corpo clínico não consegue afirmar que a gravidez consiga vingar, fiquei no hospital até dia 22 de Dezembro, volto para casa, com ordens de repouso absoluto por tempo indeterminado, no decorrer desse internamento, ficamos a saber que és um rapaz, eu fiquei muito feliz por seres um menino, sabia que seria uma delícia de notícia para o teu pai que não cabia nele de felicidade, a frase que caracteriza o momento: Bechinha nem que fiques ai 3 meses mas por favor aguenta esse miúdo.

Passa o Natal, que de alegria só mesmo a tua irmã toda contente com o cãozinho cor de rosa que lhe oferecemos e chamámos Pompom.

O repouso em casa está a ser cumprido à risca, tão à risca que quando as coisas estiveram complicadas foram 5 dias sem tomar banho e 9 sem lavar o cabelo, tinha medo até de respirar quanto mais de me mexer.

Dia 29 de Dezembro, acordo e deitada, sinto mais uma vez que as coisas não estão bem, chamo o pai e peço-lhe para me levar para o hospital novamente, outra vez a ideia do pior a assombrar-me, no hospital sou observada, é confirmado que estou a perder novamente sangue, ecografia, novo sufoco, nova falta de ar até ouvir mais uma vez: o bebé está bem!

Foi a 1ª vez que o teu pai te viu, seguiram-se mais 15 dias de internamento, as coisas começam finalmente a acalmar no decorrer do internamento, foram 15 longos dias, uns mais bem disposta que outros, uns mais fáceis do que outros, a passagem de ano foi ali mesmo, na cama do hospital com o teu pai, adeus 2013 olá 2014 espero que me tragas o meu bebé bem e saudável, foi este o meu primeiro desejo do ano, desejei-te a ti!

De volta a casa, tivemos que a adaptar para termos os dois condições para passar dias e dias a fio de cama sem nos mexermos (não sei quanto dias ainda vão ser mais, espero que não muitos) a cama articulada no meio da sala, fica bem na decoração ahahahahah, vou tirar fotografias para depois veres.

Estou em casa há 5 dias e as coisas estão a melhorar, tudo mais calmo, mais sereno a ver vamos como vai ser daqui para a frente.

Já te sinto, ao longe mas sinto, acredito que vai correr tudo bem, acredito que juntos vamos conseguir e não tarda te tenho nos meus braços. 

Um beijo da Mãe.


2 comentários:

  1. Querida Vanessa, também passei por algo semelhante, tive um descolamento de placenta que me obrigou a quase dois meses de repouso absoluto. Aos cinco meses, houve necessidade de fazer uma amniocentese ...enfim , a minha filha Mariana chegou finalmente, saudável e linda , depois de tantos medos e receios, assim como o seu pequenino Vicente :)
    Parabéns pelo blog, pela bonita família e obrigada por partilhar estes textos que ilustram o seu quotidiano .
    beijinhos, Ana Moreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :-)
      Felizmente também tudo lhe correu bem.
      Um grande bj para si e para a sua Mariana <3

      Eliminar