28/07/2014

Amargos da Vida



Sábado pela 1ª vez senti o sabor amargo da emigração.

Os meus avós maternos foram emigrantes durante anos, vinham no verão vinham no Natal e quando partiam era-me difícil apesar da minha tenra idade, mas não tinha noção do verdadeiro significado daquela vida, do verdadeiro sentimento de quem ia e quem ficava.

Mas sábado foi diferente, assisti e senti, mas agora no papel de mãe.

Um pai que foi, um filho que ficou, um filho que faz 10 anos e um pai que não está.

No meio um Skipe, que faz com que de um lado exista um pai, quatro paredes e um simples telemóvel e do outro lado um filho com uma festa, um bolo, um cantar de parabéns, familiares e amigos para o ajudar a apagar as velas, um filho que precisa de apenas um único sopro para apagar as suas 10 velas, um filho que trocava todos aqueles amigos, toda aquela festa por um só pessoa, o pai!

Por Aquele que foi em busca de uma vida melhor para os dois.

Respeito, muito respeito os corajosos que vão e deixam quem mais importa, que deixam quem os motiva a partir.

♡♡♡♡

1 comentário:

  1. Querida Vanessa, como eu entendo esse sentimento... sinto na pele todos os dias. Também eu, por tantos motivos, tive de "abandonar" o meu país, família, amigos, o ultimo ano de curso, gostos, cheiros e sabores... não é fácil, tampoco impossível mas é necessária muita garra, coragem e enfrentar tudo e todos. Eu parti, fui parar a um lugar que nunca imaginei existir, sem saber a língua local, isolada de tudo, clima muito agreste etc mas descobri que sou muito mais forte do que algum dia imaginei, faço trabalhos que nunca pensei vir a fazer, aqueles que os ignorantes costumam chamar de trabalhos menores, mas sobrevivo e sempre com um sorriso e agradeço todos os dias a oportunidade, porque todo o que faço é com amor, dou o melhor de mim e disto tudo retiro sabedoria e inclusive adquiri conhecimentos em diversas áreas que em tempos de crise me permitem sobreviver. Felizmente, a tecnologia facilita muito, mas nada é igual e as saudades são difíceis de superar. Marta

    ResponderEliminar