11/11/2014

Para lerem quando crescerem* #2

A vocês meus amores,

Gostava de explicar com palavras certas o que é, e como é o amor,

Gostava de conseguir explicar de forma exacta como se sente e como se processa, 

Gostava que a vida não vos apanhasse desprevenidos quando fossem tomados por ele,

Gostava de conseguir preparar-vos para o enfrentarem,

Mas não o sei fazer, não sei explicar, não sei responder a essa pergunta – o que é o amor? 

O amor é o sentimento mais importante que vão descobrir ao longo da vossa vida, garanto-vos que nada vai ser tão importante ou mais forte do que ele, mas lidar com este sentimento é uma tarefa difícil, mais difícil do que passar àquela disciplina que vão odiar ou mais difícil do que aquela cambalhota da aula de ginástica, mas é tão importante, tão forte, que ao contrário daquilo que não gostam não vão desistir dele. 

O amor não é uma coisa que se goste ou não se goste, não é assunto que interesse só a algumas pessoas, interessa a todos, o amor está presente em toda a vossa vida, nas coisas simples, numa palavra, num gesto, num filme, num livro, numa musica, o amor faz falta, precisamos dele para viver, arrisco até a dizer que é o amor que nos move, não temos que gritar ao mundo que nos importamos com o amor, podemos importar-nos em silêncio, o que importa é importar-nos. 

Estejam atentos para aprender como funciona o amor, e não, o amor não é disciplina da escola, mas o amor aprende-se, eu não nasci ensinada a amar, ninguém me ensinou a amar, quando nascemos apenas nascemos a precisar de amor, mas não se preocupem a vida vai encarregar-se de vos ensinar tal como me ensinou a mim.

Não quero que fiquem como uma visão pessimista do amor, mas não vos posso mentir, ele não traz só coisas boas, ele às vezes assusta, mete medo mesmo muito medo, nem sempre é correspondido, nem sempre resulta, nem sempre funciona, mas acreditem que é possível e que existe. 

Acredito que cada pessoa constrói a sua forma de amar, o seu próprio amor, não existem padrões, existem atributos, características, requisitos, necessidades e exigências que fazem cada um feliz de acordo com suas preferências, desejos e vontades, o amor, transforma, confunde, agita, fortalece, constrói, marca, enlouquece, muda as pessoas, por dentro e por fora, faz girar o nosso mundo. Quem explica isto? 

Como explicar o amor? Há um poeta que diz: Amar se aprende amando. Que forma delicada de dizer que não há forma de ensinar o que é o amor, que não se consegue explicar em palavras.

O amor que sinto por vocês é um amor que nasceu dentro de mim, uma amor que me fez rejuvenescer, me fez despertar, um amor que não me foi ensinado, aprendi a sentir,  um amor que foi crescendo e que cresce a cada dia que passa, um amor inexplicável.

Só se conhece um sentimento sentindo-o.

Eu sei o que é o amor, o amor verdadeiro, vocês também vão saber.

Com amor
Mãe


*para quando souberem ler

1 comentário: